Portal Observatório da Gastronomia oferece cursos profissionalizantes, dicas de empreendedorismo, além de oportunidades no mercado de trabalho formal; acesso é gratuito
O novo hub de qualificação profissionalizante na área de gastronomia da Prefeitura de São Paulo foi inaugurado nesta segunda-feira, 17 de novembro. O portal Observatório da Gastronomia une e compartilha as principais tendências, oportunidades de emprego e iniciativas que usam a culinária como ferramenta de transformação na vida dos paulistanos. A plataforma pode ser acessada por meio do link: gastronomia.prefeitura.sp.gov.br
A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) por meio de uma curadoria do Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Pasta, e tem como objetivo ser um canal oficial da Prefeitura de São Paulo na divulgação de notícias, eventos, tendências e oportunidades que são geradas na cidade que envolvam alimentação e culinária.
“Na Capital, temos mais de 30 mil estabelecimentos formais registrados, além do expressivo número de 349 mil profissionais atuantes na área de gastronomia. Isso reforça a importância que este setor possui para a nossa cidade, por isso, criamos o Portal Observatório da Gastronomia, que passa a ser um canal oficial da Prefeitura de São Paulo para divulgar as ações que tenham relação com este tema, além de ajudar o cidadão a gerar renda por meio da alimentação”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Cursos de gastronomia
Ao todo, são 12 cursos oferecidos na plataforma, que oferece capacitação para os mais variados níveis de conhecimento sobre culinária. Panificação, confeitaria, chocolateria e até técnicas de vendas e empreendedorismo são alguns dos cursos oferecidos, todos com certificação oficial da Prefeitura de São Paulo após a conclusão de cada módulo.
Os cursos são desenvolvidos tanto para quem busca uma oportunidade de emprego formal, seja a primeira ou uma recolocação, ou até mesmo para quem busca empreender e criar um negócio próprio. A carga horária pode variar de 2 horas até 60 horas, a depender do nível de complexidade do curso escolhido.
Vagas de emprego
Para quem busca oportunidades no mercado de trabalho, o site Observatório da Gastronomia possui uma área voltada para vagas de emprego, conectando trabalhadores com estabelecimentos que necessitam de profissionais no setor gastronômico Esta área do portal tem o objetivo de auxiliar o alcance de empregos formais para os paulistanos, mas também de conectar empregadores com mão de obra qualificada e preparada para o dia a dia de seu negócio.
O painel de vagas será abastecido gradativamente com a curadoria de vagas realizadas pelo colegiado Observatório da Gastronomia, além de ser conectado diretamente com as oportunidades de emprego disponíveis nas unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
Notícias e eventos
A ferramenta também conta com uma área dedicada para a divulgação de eventos, festivais e iniciativas gastronômicas que acontecem na Capital. O espaço também apresentará técnicas e oportunidades de geração de renda para os empreendedores, que inclusive podem se credenciar no colegiado da Prefeitura de São Paulo para participar de eventos que contem com a presença do Poder Público.
A nova ferramenta de conexão no setor de gastronomia da Prefeitura de São Paulo já está disponível e com acesso em todos os aparelhos com conexão com a internet. Acesse o portal Observatório da Gastronomia por meio do link: gastronomia.prefeitura.sp.gov.br
Sobre o Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.
O Observatório da Gastronomia atua por meio de comitês temáticos – Imagem e Patrimônio Gastronômico de São Paulo, Gastronomia Social e Sustentabilidade, Qualificação e Inclusão Profissional e Comida de Rua – , que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação.
Serviço
Portal Observatório da Gastronomia
Endereço: gastronomia.prefeitura.sp.gov.br
Serviço gratuito












