A contratação de 2 mil agentes para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a instalação de 20 mil câmeras, por meio do Programa Smart Sampa, foram algumas das ações de destaque executadas pela pasta
De acordo com balanço divulgado pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) atingiu nota máxima no Programa de Metas relacionado ao quadriênio 2021-2024 da Cidade de São Paulo. Segundo o relatório, todas as quatro ações voltadas à proteção dos moradores da capital foram totalmente executadas pela pasta, sendo elas a contratação de novos agentes para a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a instalação de mais câmeras de monitoramento do Programa Smart Sampa, a implementação de veículos elétricos na frota e a ampliação das ações voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica.
A Meta 29 do Programa de Metas previa a contratação de 1 mil novos agentes para a GCM e, nesse período, a Secretaria de Segurança Urbana dobrou o objetivo, com a entrada de mais de 2 mil profissionais na corporação municipal. Outro ponto alcançado foi a entrega de 50 viaturas elétricas com tecnologia de baixo carbono.
O Smart Sampa, maior programa de câmeras inteligentes da América Latina, também superou a meta de 20 mil equipamentos de monitoramento espalhados pela cidade, com a implantação de mais de 21.310 aparelhos até dezembro do ano passado. Para os próximos quatro anos, a gestão prevê incorporar mais 20 mil câmeras.
Além disso, a Segurança Urbana ampliou a capacidade de monitoramento para mulheres vítimas de violência em quase três vezes, passando de 1.900 para mais de 6.800 o número de mulheres acompanhadas por ações protetivas da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS).
Administração eficiente
A administração do prefeito Ricardo Nunes alcançou a execução de 87% do Programa de Metas 2021-2024, conforme relatório divulgado na quinta-feira (20). A gestão também registrou o maior volume em valores empenhados para o cumprimento do programa: R$ 39,3 bilhões.
Sobre o Programa de Metas
O Programa de Metas da Cidade de São Paulo (PdM) foi instituído em 2008, por emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), como instrumento de planejamento e de controle social sobre as prioridades da gestão governamental. É o documento que sintetiza as prioridades e ações estratégicas ao longo dos quatro anos de mandato de cada prefeito (a) eleito (a).
Período 2025-2028
O Programa de Metas 2025-2028, em sua versão inicial, conforme previsão da Lei Orgânica do Município, já está disponível no portal da Prefeitura. É composto por um conjunto de compromissos organizados em quatro eixos estratégicos: Universo SP, Viver São Paulo, Cidade Empreendedora e Capital do Futuro. As metas da Segurança Urbana estão inseridas no eixo Viver São Paulo, que concentra as propostas mais diretamente associadas à qualidade de vida do cidadão.