Iniciativa teve quatro encontros no mês de julho e tem como objetivo proporcionar momentos de partilhas, leituras, acolhimento e aprendizado entre o público.
No último sábado, 19 de julho, aconteceu o terceiro encontro da série de quatro saraus, que compõem o projeto “Conjugando o Verbo Adotar”, uma iniciativa organizada pela psicóloga, palestrante, escritora e mãe pelas vias da adoção, Maria Angélica Amarante dos Anjos. O evento foi um verdadeiro espetáculo de arte unindo música, dança, poesia e literatura de qualidade por meio da participação da escritora Magnólia Batista Sabino; do poeta do cordel, Pedro Monteiro; e da bailarina Flávia Amarante, com uma coreografia intitulada “Adote-se”, que encantou os participantes do evento. Dentre eles, Crislene Rosa Santos, que definiu o sarau como uma experiência fortalecedora e revigorante. “Estou vivendo um momento de grandes mudanças no meu modo de viver e ver o mundo, estou me permitindo vivenciar coisas novas e desapegar do que não faz mais sentido. Foi a primeira vez que estive em um sarau. Tanto os artistas quanto os escritores e os expectadores, demonstraram a importância de externar o amor e de perseverar em momentos difíceis, e também devemos nos acolher e reconhecer o nosso valor… Cada um contribuiu com o que tinha: uns com sua arte, outros com suas experiências e outros com o seu tempo….foi uma tarde gostosa, alegre e de muito aprendizado!”.
“Agradecendo a oportunidade de participar deste sarau maravilhoso, encontro das artes e da cultura, literatura escrita e a oral com os poemas de cordel, a dança clássica, a música clássica e popular brilhantemente executada. Ainda tivemos a sorte de ter um forró. Fazer o nosso melhor, ter empatia, não desistir dos nossos sonhos, todos os dias nos vestirmos com a roupa do amor, deixar uma boa semente e a certeza de que colhemos excelentes frutos. Foi uma tarde maravilhosa”, complementou a participante Maria Alice Tomarossi.
Para a participante Agni Bartok, a experiência foi muito interessante. “Eu não estava esperando essa contribuição que eu percebi no grupo, realmente preocupado com uma situação melhor, e através de doação daquilo que tem. Quem tem o dom da escrita, escrever um livro, contar as experiências, incentivar essas experiências para outras pessoas. E a música, quem tem esse dom, compartilhar. E foi assim, foram momentos bonitos. A dança, incentivar. Então, esse empoderamento, ser dono de si, como foi a proposta da bailarina, achei tudo muito interessante. E é uma aprendizagem. Muito interessante, tudo muito fraterno, foi uma vivência muito boa, gostei”, destacou.
O poeta de cordel, Pedro Monteiro completou a colocação das participantes ressaltando que foi uma experiência enriquecedora. “Mais que um evento cultural, o encontro foi um espaço de afeto, escuta e partilha. Entre músicas, poemas e reflexões, criou-se uma atmosfera profundamente humana, onde o verbo “adotar” ultrapassou seu sentido literal, assumindo novas formas de cuidado, acolhimento e pertencimento — onde a arte e a empatia se unem para transformar o cotidiano em poesia”, concluiu.
Mas para quem não pôde comparecer neste terceiro encontro, ainda dá tempo de se inscrever para o quarto e último sarau, que acontecerá no próximo sábado, 26 de julho, das 13h às 16h, no espaço DAJUV, localizado na Av. Redenção, 271, Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo/SP. E desta vez, com a presença das autoras Ana Lúcia Lins e Mary Lopes, além de mais uma belíssima apresentação da bailarina Flávia Amarante Ribeiro (Flavitcha), que juntamente com os participantes irão compartilhar histórias, experiências e muito aprendizado. Além disso, leituras do livro “Conjugando o Verbo Adotar”, música ao vivo executada por Lorenzo Galardinovic, projeção de vídeos, audiodescrição, narração do prefácio e sorteio de exemplares do livro farão parte da programação.
Esta iniciativa, apoiada pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal e da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo e selecionada pelo Edital nº 11/2024 – Culturas Identitárias 60+ têm como objetivo promover reflexões sobre a inclusão social, diversidade e valorização das pessoas com mais de 60 anos. Maria Angélica destaca que o mês de julho foi escolhido especialmente para facilitar a participação de quem está de férias ou disponível para encontros culturais, estimulando o diálogo, a troca de experiências e a esperança em tempos desafiadores.
“Será um momento de descontração, música, encontros, literatura e poesia. Abordaremos também temas como preconceitos e a necessidade de reconhecer e superar aquilo que carregamos dentro de nós. Convidamos todos a participarem, independentemente da idade, para juntos refletirmos sobre temas como inclusão, cultura, solidariedade e o impacto das histórias de vida na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora”, explica a escritora.
As inscrições para o sarau deste sábado podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/projeto-conjugando-o-verbo-adotar/2921759 ou pelo whatsApp (11) 97257-5660.
Venha compartilhar suas experiências, aprender, e fortalecer a rede de apoio e esperança!
Para mais informações, dúvidas ou solicitações, entre em contato pelo e-mail: angelicamaranjos@yahoo.com.br.
Conheça também o trabalho de Maria Angélica acessando a página Anjos da Guarda no Facebook: https://www.facebook.com/Anjos679/?locale=pt_BR](https://www.facebook.com/Anjos679/?locale=pt_BR.
“Esperamos você neste sábado para celebrar a cultura, a vida e a esperança”, finaliza a escritora.



