Jornais União nas Redes Sociais

domingo, 12 de outubro de 2025

Saúde emite alerta sobre intoxicação por metanol para redes pública e privada de Campinas

Documento reforça as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde e, entre outros itens, ressalta a necessidade de notificação imediata de casos suspeitos à Vigilância em Saúde

A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu um alerta para os serviços de saúde públicos e privados para reforçar as orientações na identificação, tratamento e notificações de casos de intoxicação por metanol que as unidades venham a atender. O documento fortalece orientação do Ministério da Saúde e foi emitida em razão da ocorrência de casos no país. Até o momento, o município não teve nenhuma notificação de caso suspeito de intoxicação por metanol em 2025.

A nota, assinada pelo CIEVS Campinas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), orienta que todos os serviços devem estar atentos para pacientes que apresentarem sintomas como fotofobia, dor de cabeça, enjoo, vômitos, dor abdominal, dificuldade para respirar, perda parcial ou total de visão, entre outros. 
Todos os casos suspeitos devem ser discutidos com o Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) do Hospital de Clínicas da Unicamp, referência discussão clínica e para realização de exames específicos. 

O documento ressalta que todos os casos suspeitos devem ser comunicados e notificados imediatamente à Vigilância em Saúde por se tratar de um ESP (Evento de Saúde Pública), ou seja, situação que pode representar risco à saúde da população. 

Segundo o último dado disponibilizado pelo Ministério da Saúde, são 43 casos suspeitos por esse tipo de intoxicação no Brasil, maior parte no estado de São Paulo (39) e quatro casos em Pernambuco. A maioria dos casos está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas.

plugins premium WordPress