Aconteceu em Limeira nos dias 8 e 9 de novembro o importante Encontro Estadual dos Grupos de Apoio à Adoção, que ocorre todo ano, sempre em cidades diferentes.
Com a presença da maioria dos 70 grupos de apoio à adoção de crianças e adolescentes do Estado, São Bernardo do Campo foi representado pelo Grupo de Apoio à Adoção Anjos da Guarda, coordenado por Angélica e Wilson dos Anjos.
Os grupos de apoio à adoção (GAA) atuam há mais de 30 anos no país, para garantir o direito das crianças e adolescentes abrigados, de pertencerem a uma família. Hoje somam mais de 200 grupos no país, dirigido em sua maioria por pais e mães que adotaram os seus filhos.
A cultura da adoção é levada muito a sério e precisa ser propagada, para que preconceitos e discriminações não ocorram com as crianças e jovens que reiniciam a sua vida em novas famílias. E para que os pretendentes à adoção estejam devidamente preparados para formar a sua família através de laços afetivos bem construídos.
Diversos temas foram abordados, através de profissionais renomados da área jurídica, assistência social e da psicologia, tais como: adoção de crianças com mais idade, grupo de irmãos, adoção interracial, de crianças com deficiência, formação do adotante, adoção solo e compartilhada, entre outros.
Maria Angélica Amarante dos Anjos, psicóloga, mãe pelas vias da adoção, escritora, palestrante e coordenadora do GAA de São Bernardo, abordou o tema da diversidade LGBT do ponto de vista dos filhos. “Temos em nosso país um preconceito muito grande sobre as questões LGBT. Inclusive, somos o país que mais mata pessoas trans no mundo. Então, precisamos entender e respeitar a diversidade como um direito de cada indivíduo.”
Atuante há mais de 10 anos na área, ela explica: “O que precisa ser mais discutido é sobre os filhos que são adotados, que podem vir a se descobrir serem LGBT. Terão esses pais o conhecimento necessário para apoiar e prestar aos seus filhos toda a estrutura emocional para que eles possam ser quem eles são? É nesse ponto que entra o nosso trabalho – levar informações e esclarecimentos sobre o tema, para que os pais se preparem adequadamente caso esta possibilidade aconteça. As famílias devem conversar sobre este tema em casa, pois mesmo seus filhos não sendo LGBTs, precisam crescer aprendendo a respeitar o diferente. Desta forma, teremos uma sociedade mais afetuosa e solidária, livre de violências e constrangimentos.”


O Encontro Estadual foi promovido pelo Grupo Disponíveis para Amar, de Limeira, com o apoio da AGAAESP (Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo). Diversos voluntários do grupo receberam os participantes com muito carinho e alegria. As crianças e jovens que vieram com os seus pais tiveram atividades especiais realizadas durante o período do evento, trazendo muita emoção a todos.
“Sempre que participamos de um evento de adoção, seja ele regional, estadual ou nacional, saímos com a alma renovada, com informações atualizadas sobre o universo da adoção e conhecemos ou reencontramos amigos queridos que lutam pela mesma causa.” – diz Maria Angélica.

Observação: O Grupo de Apoio à Adoção Anjos da Guarda, de São Bernardo do Campo, realiza reuniões presenciais uma vez por mês. Caso você esteja interessado em conhecer mais sobre o tema, entre em contato através do whatsapp (11) 97257.5660 através de mensagem.












