Jornais União nas Redes Sociais

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Conta de água terá reajuste de 6,11% em janeiro

Aumento é resultado de uma atualização de valores, em conformidade com as regras estabelecidas pela concessão do serviço

Foto: Divulgação/Sabesp

Nesta semana, a Sabesp confirmou que a conta de água no estado de São Paulo ficará mais cara a partir de 1º de janeiro de 2026. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) aprovou um reajuste de 6,11%. O aumento, tem como justificativa a recomposição da inflação acumulada nos últimos 16 meses, segundo o governo estadual.

Com a nova tarifa, consumidores residenciais que consomem entre 11 e 20 metros cúbicos de água por mês pagarão R$ 6,40 por metro cúbico, um aumento em relação ao valor atual de R$ 6,01. Este será o primeiro reajuste desde a privatização da Sabesp, que foi concluída em junho de 2024.

O governo paulista destacou que o aumento aprovado ficou 15% abaixo do índice de referência, utilizado para simular a trajetória tarifária caso a Sabesp ainda fosse uma empresa pública. A Arsesp reforçou que o reajuste considera exclusivamente a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada entre junho de 2024 e outubro de 2025, sem qualquer acréscimo real nas tarifas.

De acordo com a administração estadual, o reajuste não representa um ganho adicional para a Sabesp, mas sim uma atualização de valores, em conformidade com as regras estabelecidas pela concessão do serviço.

plugins premium WordPress