Obras irão melhorar tráfego na região
Foto: Redação / Jornal União do ABC
Usuários do transporte coletivo da região metropolitana do ABC testemunham, nesta reta final de 2025, mais um avanço nas obras de melhoria da malha viária que serve ao Corredor Metropolitano ABD. A Parada Cooperativa, um dos pontos mais movimentados da Avenida Faria Lima, em São Bernardo do Campo, entrou em uma fase de revitalização do asfalto, reforçando sua importância na qualidade do transporte coletivo que liga São Bernardo à capital paulista e às cidades vizinhas.
Localizada em um dos eixos urbanos mais relevantes do município, a Parada Cooperativa recebe diariamente ônibus intermunicipais da EMTU e operados pela Next Mobilidade, que transportam milhares de passageiros entre o ABC Paulista e a capital paulista. Sua posição entre o Terminal Ferrazópolis — grande polo de integração entre linhas metropolitanas — e a Parada Lauro Gomes — ponto de conexão com linhas municipais e intermunicipais — faz dela um dos pontos de maior fluxo de usuários no corredor de transporte.
De acordo com informações divulgadas pela administração responsável pelo Corredor ABD, a parada está passando por intervenções que incluem a recuperação do pavimento asfáltico, buscando garantir maior segurança, conforto e fluidez para os ônibus e para os usuários que embarcam e desembarcam no local. Para possibilitar os trabalhos, a parada foi temporariamente desativada.
Essa ação integra um conjunto mais amplo de intervenções que visam modernizar o corredor de ônibus do Grande ABC, que compreende um trecho extenso de vias exclusivas para transporte coletivo e que atende a diversos municípios. O Corredor ABD — que também conecta com sistemas de BRT e terminais metropolitanos — tem passado por obras contínuas para melhorar a infraestrutura e reduzir os impactos do uso intenso do pavimento urbano.
Para os passageiros, além da revitalização do asfalto, a expectativa é que a melhoria do pavimento colabore para reduzir desgastes nos veículos e proporcionar uma viagem mais estável e confortável, refletindo uma experiência de deslocamento mais eficiente. As autoridades responsáveis pelas obras afirmam que intervenções como a da Parada Cooperativa são fundamentais para consolidar a mobilidade metropolitana da região, aproximando-a dos padrões exigidos por um dos maiores sistemas de transporte coletivo do país.
À medida que as melhorias avançam, a comunidade espera que a conclusão dos serviços traga retornos perceptíveis no dia a dia dos usuários e contribua para a valorização dos serviços de transporte coletivo, reforçando a importância de um corredor urbano moderno, seguro e alinhado às necessidades de mobilidade do ABC Paulista.












