Jornais União nas Redes Sociais

domingo, 12 de outubro de 2025

Coordenadora do GAA Anjos da Guarda, de São Bernardo do Campo, participará do Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção em Brasília

Evento reúne dezenas de participantes de todo o país

Nesta semana, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, Brasília será palco da XXVIII do ENAPA – Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção.  Entre os participantes deste ano, destaca-se Maria Angélica Amarante dos Anjos, que além de psicóloga, escritora, palestrante e mãe pelas vias da adoção, é coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção Anjos da Guarda, de São Bernardo do Campo. 
Para ela, participar de encontros como esse é fundamental. “Como mãe pela via da adoção e coordenadora do grupo Anjos da Guarda, vejo nesses encontros uma oportunidade de aprender e de fazer melhor o que precisa ser feito. O movimento é vivo, dinâmico e desafiador, e precisamos estar sempre nos aprimorando. Nosso foco é pensar nas crianças e adolescentes abrigados que aguardam por uma família: estamos fazendo o nosso melhor? E, depois que eles entram em suas novas famílias, serão acolhidos em suas diversidades?”, refletiu. Maria Angélica reforçou que essa é uma missão constante, que exige força e energia do grupo para garantir que o acolhimento seja verdadeiro e duradouro.

No ENAPA, a  participação de Maria Angélica será completa, assistindo a todas as palestras e atividades programadas. “Essas ações são essenciais para atualização e também para momentos de reflexão sobre o que fazemos e o que ainda precisa ser feito. Além disso, reencontrar amigos e fazer novas amizades é algo que não tem preço. Vamos conversar bastante, trocar experiências e, claro, nos divertir”, afirmou.

Novidade imperdível
Um dos momentos marcantes do evento será o lançamento do terceiro livro da psicóloga, cujo nome é “Conjugando o Verbo Adotar”, que acontecerá no núcleo do movimento. Ela expressou sua alegria ao realizar o lançamento em um espaço tão significativo para o grupo. “Estarei presente o tempo todo com os exemplares e respondendo às perguntas. É importante abordarmos temas que ajudem as famílias a entender melhor seus filhos, especialmente quando eles têm identidades de gênero ou orientações sexuais diferentes das tradicionais. Os pais precisam saber onde buscar orientações para apoiar seus filhos a viverem com alegria e autenticidade”, destacou.

O papel do ENAPA

O Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA) tem como objetivo reunir representantes de todo o país, incluindo profissionais como juízes, advogados, equipes técnicas das Varas da Infância, famílias adotivas e o público interessado no tema. Para Maria Angélica, o evento aumenta a visibilidade da adoção e promove uma atualização constante dos participantes. “Um movimento forte depende da união de todos, com objetivos comuns. O ENAPA é uma oportunidade de fomentar a discussão de temas importantes e promover mudanças necessárias”, afirmou.

Participação e cenário atual

Antes da pandemia da Covid-19, o evento costumava reunir um grande número de pessoas; durante o período de restrições, passou a ser realizado de forma virtual. Com a retomada das atividades presenciais, a expectativa é de que o número de participantes aumente. No último ano, cerca de 350 pessoas participaram do ENAPA, e a coordenadora espera que este número seja superado nesta edição.

Este encontro reafirma o compromisso de todos os envolvidos com a causa da adoção, fortalecendo o movimento nacional e garantindo que as crianças e adolescentes tenham o apoio e o acolhimento que merecem.

plugins premium WordPress