Jornais União nas Redes Sociais

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Sabesp reduz a pressão da água para preservar os reservatórios na Grande São Paulo

A medida temporária visa evitar um colapso hídrico e depende da colaboração da população

Por Redação Jornal União São Paulo

Foto: Banco de imagens Freepik 

A Sabesp iniciou as ações preventivas e de contingência, incluindo a diminuição da pressão da água durante a madrugada em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Essa estratégia tem como objetivo conservar os níveis dos reservatórios e mananciais que abastecem a região diante da escassez hídrica.

De acordo com a companhia e o Governo do Estado, a ação é temporária e será realizada por oito horas diárias no período noturno, quando o consumo é menor. A iniciativa busca reduzir perdas por vazamentos e rompimentos de tubulações, além de economizar aproximadamente 4 mil litros de água por segundo.

A Sabesp garantiu que as residências com caixas d’água não devem sentir os efeitos dessa redução, pois o reservatório interno assegura o abastecimento durante esse período.

A decisão foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) e contou com a participação da SP Águas e do Governo do Estado. A medida é motivada pelo baixo volume de água nos reservatórios, que atualmente está em 38,2%, o menor índice desde 2015, quando atingiu 9,5% durante a crise hídrica. Em comparação, na mesma data em 2024, os reservatórios estavam em 56,7%. O nível atual é considerado de atenção, podendo ser classificado como crítico se cair entre 30% e 20%, e entrar em situação de emergência se ficar abaixo de 20%.

plugins premium WordPress