Jornais União nas Redes Sociais

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

São Paulo comemora 472 anos com programação especial

Shows, cinema e diferentes apresentações integram as atividades

Foto: Divulgação

No próximo dia 25, a cidade de São Paulo completará 472 anos. O município foi fundado em 1554 por Padres Jesuítas, e atualmente está sob o comando do Prefeito Ricardo Nunes.  Os mais de 12 milhões de habitantes fazem com que a capital paulista seja a cidade mais populosa do Brasil e esteja entre as mais populosas do mundo. Além disso, de acordo com o IBGE, São Paulo é um dos principais centros econômicos e culturais do Brasil, já que conta com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica.Para celebrar mais um aniversário, a Prefeitura organizou diversas atividades gratuitas para todas as idades a partir do dia 19 de janeiro. Confira: 

O evento Férias Culturais – Semana Especial de Aniversário de São Paulo oferece uma série de atividades culturais de 19 a 23 de janeiro, com espetáculos de circo, apresentações de mágica, teatro infantil, contação de histórias, intervenções artísticas, dança, performances e outras linguagens interativas realizadas gratuitamente em diversos locais de São Paulo.

A atração Afrografias e Memórias: Contando São Paulo, da Cia Kaçulas de Teatro, é uma contação de histórias que celebra a vida e a obra dos artistas negros Carolina Maria de Jesus e Mário de Andrade, explorando suas contribuições artísticas, memórias e visões de mundo. A apresentação acontece em várias bibliotecas, incluindo a Biblioteca Padre José de Anchieta (Zona Norte) no dia 21 de janeiro, a Biblioteca Clarice Lispector (Zona Oeste) no dia 22, e a Biblioteca Monteiro Lobato (Centro) no dia 24. A classificação é livre para crianças, e a duração é de 60 minutos.

Já a Cia Mapinguary apresenta Fantasmas da São Paulo Antiga, uma narração de histórias com música ao vivo que homenageia a cidade de São Paulo, seus bairros e personagens. A atração será exibida em bibliotecas de diferentes regiões, como na Biblioteca Chácara do Castelo (Zona Sul) no dia 20, e na Biblioteca Afonso Schmidt (Zona Norte) no dia 21, entre outras. A classificação indicativa é de 10 anos e a duração é de 45 minutos.

A Orquestra de Formação Alberto Nepomuceno traz a atração Brincando de Orquestra, uma apresentação musical interativa que permite ao público se tornar maestro ou maestrina por um dia. O evento ocorrerá em dois pontos de leitura: no Chácara do Jockey (Zona Oeste) no dia 24 às 11h e no Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares (Zona Oeste) às 15h. Classificação livre para jovens e duração de 60 minutos.

O Vocal Lira Urbana apresenta Samba de Todas as Bossas, um espetáculo que celebra o samba e a bossa nova com arranjos vocais de músicas de compositores icônicos da música brasileira. O evento será realizado no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera (Zona Sul) no dia 24 de janeiro às 11h, com classificação livre para adultos e duração de 60 minutos.

Em Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro, o Buraco d’oráculo propõe uma intervenção teatral com base na poesia e cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático. A apresentação acontecerá no Bosque de Leitura Parque do Carmo (Zona Leste) no dia 24 às 11h e no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio (Zona Leste) às 15h. Classificação indicativa de 12 anos e duração de 50 minutos.

A atração Voando nas Memórias, do grupo Tricotando Palavras, leva o público a uma jornada pela cidade de São Paulo, explorando a natureza que ainda resiste no ambiente urbano. A contação de histórias será realizada nos Bosques de Leitura Parque Rodrigo de Gásperi (Zona Norte) e Parque Anhanguera (Zona Norte) no dia 24, com duração de 60 minutos e classificação livre para crianças.

O Sarau Chá, Bolo & Poesia traz a atração Sarau Memórias, Chá, Bolo e Poesia, uma atividade intimista que resgata memórias do público, com a leitura e dramatização de poemas de poetas paulistanos. O evento ocorrerá em diversas bibliotecas, como a Biblioteca José Mauro Vasconcelos (Zona Norte) no dia 21, e a Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes (Zona Leste) no dia 22. A classificação é livre para a melhor idade, com duração de 60 minutos.

A Trupe de Peripécias apresenta Um Aniversariante Inusitado, uma performance circense em que a plateia participa da descoberta do aniversariante de uma festa de aniversário misteriosa. O espetáculo será realizado em bibliotecas da Zona Norte e Leste, incluindo a Biblioteca Thales Castanho de Andrade (Zona Norte) no dia 21, e a Biblioteca Hans Christian Andersen (Zona Leste) no dia 24. A classificação é livre para crianças, com duração de 60 minutos.

Em NegrAção Paulicéia Negra, com Rosana Santana, o debate foca na construção de São Paulo pela população negra e indígena, destacando figuras como Joaquim Pinto de Oliveira, Teodoro Sampaio e André Rebouças. O debate acontecerá na Biblioteca Paulo Duarte no dia 24, às 11h, com classificação livre e duração de 120 minutos.

O Museu da Cidade de São Paulo oferece dois eventos: Entre a várzea do Carmo e o distrito da Glória: Memória em disputa no bairro da Liberdade, um roteiro educativo que explora a história da cidade, com foco na presença negra na região, que ocorre no Solar da Marquesa de Santos no dia 24, e Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa, com Ananda Castilho, que discutirá a cultura dos bailes black e sua importância para a identidade negra em São Paulo, também no Solar da Marquesa de Santos no dia 25.

O Arquivo Histórico Municipal promoverá a Visita temática – Edição de aniversário de São Paulo, no dia 24 de janeiro, abordando a criação e expansão da cidade, com acesso a espaços restritos e documentações históricas. O Tecnologias da terra: Oficina de argila será uma oficina prática que conecta o saber tradicional de modelagem com barro ao histórico da cidade, também no dia 24.

No Instituto Moreira Salles, a atração Geraldo Filme e o samba paulista será uma roda de samba em homenagem a Geraldo Filme, com representantes das velhas guardas das escolas de samba Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai. O evento acontecerá no IMS Paulista no dia 25, às 15h, com entrada gratuita e interpretação em Libras.

As atividades culturais estão espalhadas por diversas regiões de São Paulo, como a Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste, e a programação também inclui eventos em várias Casas de Cultura Municipais.

Mais informações no site: https://prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/w/programa%C3%A7%C3%A3o-anivers%C3%A1rio-de-s%C3%A3o-paulo-2026-472-anos

plugins premium WordPress