Jornais União nas Redes Sociais

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Smart Sampa é destaque em seminário nacional de tecnologia para gestão pública

Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, apresentou avanços do programa de monitoramento inteligente da Prefeitura de São Paulo durante o 52º SECOP, em Brasília

O Programa Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, esteve entre os destaques do 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP), realizado nos dias 6 e 7 de agosto, em Brasília. O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, participou nesta quinta-feira (7) do painel “Como a tecnologia está redesenhando a segurança pública”, ao lado de autoridades nacionais do setor.

Durante o debate, o secretário apresentou os resultados do Smart Sampa, programa que vem revolucionando a segurança urbana em São Paulo por meio de videomonitoramento inteligente, análise de dados em tempo real e integração de sistemas. “A tecnologia tem se mostrado uma aliada fundamental no policiamento de proximidade, na resposta rápida a ocorrências e na prevenção de crimes. O papel dos municípios na segurança pública está mudando, e a inovação é o grande motor dessa transformação. É importante destacar que tudo isso só é possível graças ao investimento e à coragem do prefeito Ricardo Nunes, que apostou com firmeza nesse programa”, ressaltou o secretário.

O Smart Sampa conta com mais de 31,6 mil câmeras estrategicamente posicionadas pela cidade de São Paulo, sendo 20 mil próprias e 11,6 mil integradas de terceiros. A ferramenta vem potencializando o trabalho da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e já possibilitou a captura de 1.610 foragidos da Justiça identificados pelo sistema de reconhecimento facial, além de 3.063 presos em flagrante e a localização de 79 pessoas que estavam desaparecidas nos últimos oito meses.

O painel foi moderado pela jornalista Ana Paula Lobo, diretora do Portal Convergência Digital, e contou com as participações do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, Joedson Camilo de Oliveira, do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Capitão PM Leandro Silva de Sousa, e do secretário executivo na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Bilmar Angelis.

Entre os assuntos debatidos, estiveram as oportunidades e riscos das tecnologias emergentes, como IA, 5G, IoT, biometria e blockchain, e os desafios de equilibrar inovação com proteção de dados e direitos fundamentais.

Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC), o SECOP 2025 reuniu gestores públicos, especialistas e autoridades para discutir os rumos da transformação digital no serviço público brasileiro. A edição deste ano teve como tema “Transcendência – Ir além dos limites atuais da tecnologia, da computação e da própria percepção humana”, propondo reflexões estratégicas sobre o futuro da administração pública digital no Brasil.

plugins premium WordPress