De acordo com a nutricionista Rosemary Luz, os Probióticos, Prebióticos e Simbióticos são aliados importantes no processo de combate aos vírus
Por Redação
Foto: Banco de imagens Freepik
Diante de diversas doenças, as pessoas estão adotando ações que melhoram a saúde. Neste ponto, de acordo com especialistas, sem dúvidas, optar por uma alimentação mais saudável com proteínas que aumentem as defesas do organismo também pode ser algo muito benéfico.
Segundo a nutricionista Rosemary Luz, os tipos de alimentos que contém Probióticos, Prebióticos e Simbióticos são altamente recomendados para aumentar nossa imunidade, e assim fortalecer nosso organismo contra enfermidades. “Os Probióticos são produtos cheios de bactérias saudáveis. Eles são encontrados em iogurtes, queijos e leite fermentado. Já as algas marinhas, alho, aveia, cacau, cebola, cevada, maçã, chicória e semente de linhaça fazem parte do grupo dos Prebióticos e são muito benéficos também”, explica a especialista.
Segundo Rosemary, há ainda a classe dos Simbióticos – que são os alimentos que contém Probióticos e Prebióticos ao mesmo tempo. Neste caso, encaixa-se a Lichia, uma fruta que auxilia na imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias; o gengibre, que ajuda na defesa do organismo por conter vitamina B6 e C, além de ação bactericida; a Castanha-do-Pará, que de acordo com a nutricionista, é um antioxidante que atua no combate contra os radicais livres, e consequentemente, aumenta o sistema imunológico; o Cogumelo que estimula a produção das células de defesa; e o Própolis, uma mistura de pólen com ceras e vegetais, que também funciona como um verdadeiro aliado na defesa do organismo contra doenças causadas por vírus.
“Não podemos nos esquecer das folhas verde-escuras. O espinafre, brócolis, couve e rúcula são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que ajudam na maturação das células imunes – e o ácido fólico que participa de forma crucial na formação de glóbulos brancos, grandes guerreiros na defesa de nosso organismo”, destaca a nutricionista.
Além dos vegetais e folhas, Rosemary indica a ingestão das frutas cítricas, que são ricas em vitamina C e contém agentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Entre elas, laranja, limão, acerola, kiwi e morango.
Ainda de acordo com a nutricionista, outro aliado para a saúde do nosso organismo que ajuda a reparar os danos causados por vírus é o tomate, um tipo de alimento rico em caroteno, uma proteína também encontrada na melância, goiaba, e na maioria dos alimentos de cor avermelhada. “Há diversos alimentos simples que são muito benéficos para garantir a nossa saúde e nos proteger de doenças virais. Ao montar o seu prato, fazendo escolhas saudáveis, com certeza você estará garantindo melhorias na sua qualidade de vida”, finaliza.