Jornais União nas Redes Sociais

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Izabel Damasceno fortalece redes de apoio à adoção e amplia projetos sociais em Taboão da Serra

Assistente social e terapeuta em formação, Izabel coordena projetos sociais, terapêuticos e comunitários que promovem acolhimento, desenvolvimento emocional e fortalecimento de vínculos familiares.

Maria Izabel Ferreira Damasceno é assistente social, terapeuta em formação em Psicologia e coordenadora de serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial em Taboão da Serra (SP). Com uma trajetória marcada pelo compromisso social e pela sensibilidade humana, Izabel atua em territórios vulneráveis, promovendo ações que fortalecem vínculos familiares e oferecem suporte a crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Seu trabalho na causa da adoção começou a partir da experiência prática em abrigos e atendimentos socioassistenciais. “A convivência com crianças em acolhimento institucional e a fragilidade de muitas famílias me mostraram a importância de oferecer apoio qualificado para que a adoção seja um processo seguro e transformador”, afirma. Desde então, ela se dedica à criação de redes de apoio, acompanhamento de famílias adotivas e à promoção de programas de fortalecimento familiar.

No Instituto ISA (Instituto Social Atitude), Izabel coordena atividades quinzenais com crianças, adolescentes e mulheres, envolvendo voluntários em oficinas temáticas, rodas de conversa e projetos de desenvolvimento emocional. Ela também é idealizadora do Grupo Magnólia, espaço terapêutico e espiritual voltado ao acolhimento de mulheres, com foco em autoestima, apoio emocional e fortalecimento de vínculos.

Entre suas iniciativas de destaque, está a Rede de Apoio à Adoção – ISA Rede, que oferece suporte integral a famílias no pré e pós-adoção, articulando rodas de conversa, orientações e acompanhamento emocional. Além disso, Izabel desenvolve atendimentos terapêuticos,individuais com base na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e promove atividades que combinam cuidado humano e espiritualidade.

Atualmente, ela também está à frente da implantação da Biblioteca Comunitária ISALer, da criação de grupos de leitura e oficinas terapêuticas, e do desenvolvimento de seu livro solo, “A Casa Azul e Mulheres Negras na Bíblia”. Para o futuro, Izabel planeja consolidar a Rede ISA como referência municipal em apoio à adoção, expandir os grupos terapêuticos para mulheres, estruturar uma sede própria para o Instituto ISA e ampliar o alcance de seus projetos comunitários e terapêuticos.

“Nosso objetivo é oferecer cuidado integral, fortalecer vínculos familiares e garantir que crianças e famílias tenham acesso a redes de apoio contínuas e qualificadas. Acredito na transformação pela fé, pela escuta sensível e pelo fortalecimento dos vínculos familiares. Minha missão se encontra exatamente entre espiritualidade, cuidado humano e reconstrução de histórias”, finaliza Izabel. 

Foto: Djalma Alves

plugins premium WordPress