Jornais União nas Redes Sociais

sábado, 23 de agosto de 2025

Projeto leva palhaçaria para pacientes do Hospital de Câncer Anchieta, em São Bernardo

Cia. Engraxados Manutenção do Riso promoveu arraiá e transformou o ambiente hospitalar em uma autêntica festa junina

O Hospital de Câncer Anchieta, unidade que integra o Complexo de Saúde São Bernardo (CSSBC), foi palco nesta terça-feira (10) de um vibrante “Arraiá dos Engraxados”. A atuação da Cia. Engraxados Manutenção do Riso transformou o ambiente hospitalar em uma autêntica festa junina, levando alegria e descontração para pacientes, familiares e colaboradores.

O projeto Engraxados Manutenção do Riso nasceu em dezembro de 2021 como uma iniciativa artístico-social, promovendo arte, cultura e humanização dentro dos hospitais através da palhaçaria. Seu objetivo é intervir artística e positivamente na rotina da comunidade hospitalar, utilizando a paródia do profissional técnico em manutenções gerais, o “Engraxados Manutenção do Riso”. Desde seu início, o projeto conta com a parceria e o patrocínio direto da Rotter Medical. O trabalho presencial no Hospital de Câncer Anchieta teve início em 8 de novembro de 2022, e desde então, a companhia leva momentos de leveza e esperança ao local todas as terças-feiras.

A atriz, palhaça e produtora Samara Montalvão, que interpreta a Engraxada Curtiça, comandou as celebrações. Usando as inúmeras possibilidades de jogo cênico que a palhaçaria oferece, Curtiça constrói momentos leves, descontraídos, poéticos e divertidos junto aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Com suas charadas, músicas, instrumentos, ferramentas e palhaçadas, ela propõe momentos lúdicos e positivos, fazendo a “manutenção de fios, tubos e conexões risonhas” da comunidade hospitalar.

TRANSFORMADOR – “Acredito no poder transformador da arte, do afeto e do riso. O maior retorno vem dos olhos que brilham, do rosto que se abre e do sorriso que surge sem pretensão, em meio a um dia cotidiano. Recebo mensagens de pacientes e acompanhantes agradecendo o alívio que nosso trabalho traz em um dia de tratamento e internação. Levar a possibilidade de brincar e viver a vida na sua potência de alegria, graça e afeto é o que motiva o trabalho”, destaca Samara.

O ponto alto da festa junina foi a participação especial do palhaço, músico e malabarista Fernando Proença, que deu vida ao Palhaço Tuto. Ele embalou o público com seu acordeão, tocando clássicos juninos e criando um clima de arraial inesquecível. Um momento especialmente emocionante foi a comemoração dos 88 anos do paciente Raimundo Soares da Silva, natural de Patos, na Paraíba. Ele teve direito a pedir música e se emocionou profundamente com a apresentação, relembrando o São João e as festas de sua infância no Nordeste.

O “Arraiá dos Engraxados” contou com uma programação recheada de brincadeiras típicas, esquetes divertidas e muita música, proporcionando momentos de leveza e descontração. A arte no hospital não é novidade, mas é inovadora! Inúmeros estudos comprovam os benefícios da arte no cotidiano das pessoas da comunidade hospitalar, auxiliando no enfrentamento de situações difíceis, oferecendo novas perspectivas e promovendo bem-estar em meio à rotina desafiadora de um hospital.

Foto: Juliano Mendonça

plugins premium WordPress